Welcome

Say hello to the toggle bar. This is an optional section you can use to display any content you'd like. Simply select a page from the theme panel and the content of the page will display here. You can even use the drag and drop builder to create this! This is a perfect place for your company mission statement, alerts, notices or anything else.

Get In Touch

Email: support@total.com
Phone: 1-800-Total-Theme
Address: Las Vegas, Nevada

Our Location

togglebar-map

(12) 99156-1185 valegospelnoticias@yahoo.com.br

CARTILHA EDUCATIVA DE
COMBATE AO SUICÍDIO

A cartilha educativa é um projeto da Câmara de Vereadores de Fortaleza (CE). Material aborda sobre autoestima, relacionamentos, família e inteligência emocional.

As escolas de Fortaleza (CE) agora terão uma cartilha educativa de prevenção à automutilação e suicídio. Trata-se da cartilha “Alegria de Viver”. O lançamento foi na última terça (24), pela Câmara de Vereadores da capital.

A proposta da cartilha foi da vereadora Priscila Costa (PRTB-CE). O material foi elaborado em parceria com a psicopedagoga Andreia Lima, que atua na psicanalista clínica há mais de 14 anos. Segundo Priscila, a cartilha é um instrumento de conhecimento, compreensão e ajuda.

“A proteção da vida tem sido uma das nossas principais bandeiras e uma das coisas que a gente tem pautado é a preocupação com a quantidade de suicídios e casos de automutilação entre jovens e adolescentes. Nós, de maneira muito responsável, elaboramos essa cartilha em uma linguagem muito acessível às pessoas dessa faixa etária.

Essa cartilha pode ser um instrumento para você, educador, amigo, cidadão, pastor, psicólogo, a ajudar a alguém, entrar nesse assunto e poder ali, quem sabe, ser também um outro instrumento de ajuda para aquela pessoa ter uma alegria de viver, recuperar a sua saúde mental e emocional”, explicou a vereadora.

Suicídio no Brasil

O suicídio é a segunda causa de mortes entre os jovens no Brasil. Entre 2011 e 2018 houve crescimento de 32% dos casos no país.

“No Brasil são 12 mil pessoas que se suicidam por ano, mil por mês. Nos deparamos também com o dilema da automutilação. Não temos números fechados, mas entre dez adolescentes dois praticam. Como cidadão, o que posso fazer para ajudar a sociedade nesse sentido?” argumentou a vereadora.

Cartilha “Alegria de viver”

A cartilha conta a historia de Téo. Um jovem que passa por muitos desafios e se vê questionando seus propósitos de vida. Trata-se de uma crise existencial comum a grande parte dos adolescentes nos tempos atuais.

O exemplar também fala sobre identidade, autoestima, resiliência, relacionamentos, família e tipos de inteligência emocional. O material também ajuda a identificar alguém que esteja com risco de se suicidar e quem tenha a prática de automutilação.

A cartilha será distribuída em escolas públicas e privadas. E também em outras ações educativas e de conscientização sobre o assunto em Fortaleza (CE).

*Com informações de Câmara de Fortaleza (CE)